ARMADURA DO SOLDADO DE DEUS
(EFÉSIOS 6.10-18)
Um soldado não é uma pessoa má e violenta, mas aquele que luta para proteger sua casa, sua família, seus amigos e até mesmo a Igreja de Jesus.
Para ser um bom soldado não basta ser apenas forte e ágil com as armas, ele precisa também estar vestido com uma armadura completa. E para estar bem preparado, precisa saber como utilizar todos os acessórios que compõe esta bela armadura.
Deus também tem os seus soldados, pois Ele sempre está em guerra contra o mal. E para derrotar as forças malignas, Ele convida para fazer parte do Seu exército, todas as pessoas que estejam dispostas a lutarem a favor do bem nesta batalha.
Deus sempre tem os melhores soldados, pois além de ensinar como lutar Ele também veste todos os seus soldados com a melhor armadura que existe.
Uma bela armadura deve possuir um bom capacete, uma couraça bem fechada, um cinturão firme, um escudo resistente, uma espada afiada e botas perfeitas, pois apenas uma armadura completa pode proteger bem o soldado.
Um bom soldado deve vestir-se com toda armadura que Deus dá (Ef 6.13), para ficar firme contra as armadilhas do diabo. Portanto precisa estar sempre preparado usando o capacete, mas não um capacete de ferro comum, igual a dos soldados normais que usam para proteger a cabeça contra pancadas. O capacete que Deus dá é o capacete da Salvação (Ef 6.17), que serve para salvar os soldados contra os maus pensamentos, deixando lugar na nossa cabeça somente para as coisas boas.
Precisa também usar a couraça, que protege a região do peito onde fica o coração, mas também não é uma couraça comum de couro ou de ferro, que protege apenas contra simples flechas. É a couraça da Justiça (Ef 6.14), para nos proteger contra os ataques do inimigo que tentam acertar o nosso coração com sentimentos de derrota, com sentimentos de tristeza e amarguras, tentando nos tornar um soldado triste e desanimado.

Como todo soldado que segura um escudo para se desviar de todas as armas lançadas em sua direção, o soldado de Deus também tem que segurar seu escudo, mas não um escudo simples de ferro. Mas sim o escudo da Fé (Ef 6.16), a fé em Jesus Cristo, que protege os soldados de Deus contra todos os dardos de fogo do maligno. Portanto o soldado de Deus precisa segurar o escudo da fé todos os dias através da oração, convidando Jesus a caminhar com ele, e por onde ele andar, Jesus vai à frente como um escudo nos livrando de todo mal. Porque só Jesus Cristo é quem tem poder para nos salvar, enquanto andarmos nos caminhos certos.

O soldado deve ter sempre as mãos à espada, que serve para atacar nosso adversário que é o diabo, mas não uma espada comum de aço brilhante. A espada que Deus nos dá, é a espada do Espírito (Ef 6.17), que é a palavra de Deus que está na Bíblia. Pois se o soldado de Deus não tiver a Bíblia nas mãos não pode conhecer a verdade, e somente com a verdade o soldado de Deus pode partir contra o inimigo para livrar todas as pessoas que estão aprisionadas em suas garras de mentiras.

Deve usar também um cinturão bem firme, que serve para sustentar toda sua armadura, mas também não é um cinturão simples de couro, o cinturão que Deus nos dá é o cinturão da Verdade (Ef 6.14). Por isso o soldado de Deus precisa sempre falar a verdade, pois se de vez em quanto ele pronunciar mentiras, por menores que sejam o cinturão vai ficando fraco e durante uma batalha pode arrebentar, soltando toda sua armadura pelo chão, é por isso que satanás quer que falamos mentiras, para nós soldados de Deus, ficar no meio da guerra sem proteção.

E por ultimo, calçar as botas, que serve para nos proteger em todos os caminhos que andarmos. Só que não é uma bota de couro normal, são as botas da preparação do Evangelho da Paz (Ef 6.15). Isso quer dizer que: Aonde pisar nossos pés, levaremos paz. Por isso não brigamos com nossos amigos e nem provocamos discussões. Porque o desejo do diabo, que é o nosso adversário, é que nós brigamos entre si e ficamos sozinhos, pois ele sabe que juntos somos muito mais fortes.
Agora sim, vestidos com toda armadura que Deus nos dá, somos soldados imbatíveis. Só lembrando, que devemos sempre obedecer ao nosso General que é Jesus Cristo.
Textos:
Claudinei da Silva Casagrande
Revisão:
Pr. João Paulo
Pra. Leia Sipriano
Assessoria Pedagógica:
Giovana de Sousa Casagrande
Matilde Castelan Rosso
Ilustração:
Pesquisa:
Bíblia Sagrada, N.T. Efésios 6.10-18